18/12/2015

EVOLUÇÃO DO GRAFISMO



Vários estudiosos observaram e procuraram identificar e descrever as etapas gráficas do desenvolvimento do desenho, entre os mais conhecidos estão Luquet, Piaget e Lowenfeld.
    Luquet, por exemplo, dividiu as etapas gráficas em Realismo Fortuito, Realismo Falhado e Realismo intelectual e realismo visual.

REALISMO FORTUITO:
 A criança começa a fazer traços sem qualquer objetivo (não há intenção para uma representação gráfica), mesmo sabendo que os traços realizados por outrem podem querer determinar um objeto determinado e representa-lo efetivamente, a criança não considera a idéia de também possuir a mesma habilidade.É nesta fase também que podemos identificar as famosas "garatujas", e de acordo com as definições de Piaget, este é o período sensório-motor.

REALISMO FALHADO
Quando a criança chega ao desenho propriamente dito, quer ser realista mas a sua intenção choca-se com obstáculos gráficos e psíquicos, que dificultam a sua manifestação. São exemplos de obstáculos a incapacidade para dirigir seus movimentos gráficos, o caráter limitado e descontínuo da atenção infantil e principalmente a incapacidade sintética – quando a criança não chega a sintetizar num conjunto coerente os diferentes pormenores que desenha com a preocupação exclusiva de os representar cada um por si.

REALISMO INTELECTUAL
Onde a criança pretende deliberadamente reproduzir do objeto representado não só o que se pode ver mas tudo o que ali existe e dar a cada um dos elementos a sua forma exemplar.

 REALISMO VISUAL 
       Enfim, aos quatro anos, a criança chega ao realismo visual cuja principal manifestação é a submissão mais ou menos infeliz na execução à perspectiva. 
    De acordo com Piaget, é neste ponto que a criança se encontra no estágio pré-esquemático, que inicia-se por volta dos 4 anos e se estende até os 7 anos mais ou menos. Após esta fase a criança com idade entre 7 e 9 anos entra no estágio esquemático, e após os 9 anos passa para o estágio do realismo nascente, vale ressaltar que estes estágios compreendidos entre os 7 e 11 anos estão dentro do período das operações concretas.
    É claro que estes estágios não são estáticos, imutáveis, existem crianças que pulam alguns estágios de desenvolvimento, e existe crianças que param de se desenvolver devido a vários fatores que influenciam em sua vida, como família, situação social e econômica ,disturbios psicológicos e gosto particular.

Fonte:http://fases-do-desenho.pbworks.com/w/page/7482183/etapas%20gr%C3%A1ficas

Durante o ano realizei muitos trabalhos com meus alunos com a intenção de acompanhar o desenvolvimento de cada um. Uma das ferramentas utilizadas foi o teste da psicogênese da língua escrita e a “evolução do grafismo”.
Acredito que este acompanhamento é de suma importância para o crescimento e aprendizado dos nossos alunos. Por meio dos dados colhidos durante o ano, o professor pode agir como mediador buscando a melhor forma de auxiliar o aluno.
Ao final do ano pude observar um crescimento surpreendente  em relação ao desenho dos meus alunos e foi por meio desta atividade que consegui visualizar como cada aluno chegou e como finalizou o ano.
É muito bom ver o desenvolvimento de cada um deles.
Quem quiser mais informações sobre este trabalhinho que realizo com meus alunos deixe um comentário com o email que retornarei!
Segue algumas fotos para vocês conferirem!
Grafismo de crianças de 06 anos.





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