Vários estudiosos observaram e procuraram identificar e descrever as etapas gráficas do desenvolvimento do desenho, entre os mais conhecidos estão Luquet, Piaget e Lowenfeld.
Luquet, por exemplo, dividiu as etapas gráficas em Realismo Fortuito,
Realismo Falhado e Realismo intelectual e realismo visual.
REALISMO FORTUITO:
A criança começa a fazer traços sem qualquer
objetivo (não há intenção para uma representação gráfica), mesmo sabendo que os
traços realizados por outrem podem querer determinar um objeto determinado e
representa-lo efetivamente, a criança não considera a idéia de também possuir a
mesma habilidade.É nesta fase também que podemos identificar as famosas
"garatujas", e de acordo com as definições de Piaget, este é o
período sensório-motor.
REALISMO FALHADO
Quando a criança
chega ao desenho propriamente dito, quer ser realista mas a sua intenção
choca-se com obstáculos gráficos e psíquicos, que dificultam a sua
manifestação. São exemplos de obstáculos a incapacidade para dirigir seus
movimentos gráficos, o caráter limitado e descontínuo da atenção infantil e
principalmente a incapacidade sintética – quando a criança não chega a
sintetizar num conjunto coerente os diferentes pormenores que desenha com a
preocupação exclusiva de os representar cada um por si.
REALISMO INTELECTUAL
Onde a criança
pretende deliberadamente reproduzir do objeto representado não só o que se pode
ver mas tudo o que ali existe e dar a cada um dos elementos a sua forma
exemplar.
REALISMO VISUAL
Enfim,
aos quatro anos, a criança chega ao realismo visual cuja
principal manifestação é a submissão mais ou menos infeliz na execução à
perspectiva.
De acordo com Piaget, é neste ponto que a criança se encontra no estágio
pré-esquemático, que inicia-se por volta dos 4 anos e se estende até os 7 anos
mais ou menos. Após esta fase a criança com idade entre 7 e 9 anos entra no
estágio esquemático, e após os 9 anos passa para o estágio do realismo
nascente, vale ressaltar que estes estágios compreendidos entre os 7 e 11 anos
estão dentro do período das operações concretas.
É claro que estes estágios não são estáticos, imutáveis, existem crianças que pulam alguns estágios de desenvolvimento, e existe crianças que param de se desenvolver devido a vários fatores que influenciam em sua vida, como família, situação social e econômica ,disturbios psicológicos e gosto particular.
É claro que estes estágios não são estáticos, imutáveis, existem crianças que pulam alguns estágios de desenvolvimento, e existe crianças que param de se desenvolver devido a vários fatores que influenciam em sua vida, como família, situação social e econômica ,disturbios psicológicos e gosto particular.
Fonte:http://fases-do-desenho.pbworks.com/w/page/7482183/etapas%20gr%C3%A1ficas
Durante o ano
realizei muitos trabalhos com meus alunos com a intenção de acompanhar o
desenvolvimento de cada um. Uma das ferramentas utilizadas foi o teste da psicogênese
da língua escrita e a “evolução do grafismo”.
Acredito que este
acompanhamento é de suma importância para o crescimento e aprendizado dos
nossos alunos. Por meio dos dados colhidos durante o ano, o professor pode agir
como mediador buscando a melhor forma de auxiliar o aluno.
Ao final do ano
pude observar um crescimento surpreendente em relação ao desenho dos meus alunos
e foi por meio desta atividade que consegui visualizar como cada aluno chegou e
como finalizou o ano.
É muito bom ver o
desenvolvimento de cada um deles.
Quem quiser mais
informações sobre este trabalhinho que realizo com meus alunos deixe um
comentário com o email que retornarei!
Segue algumas fotos
para vocês conferirem!
Grafismo de crianças de 06 anos.
Grafismo de crianças de 06 anos.
amei Natalino
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