DISLEXIA- O que é?
Dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado.
Segundo pesquisas realizadas, 20% de todas as crianças sofrem de dislexia – o que faz com que elas tenham grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar.
Isto não quer dizer que crianças disléxicas são menos inteligentes; aliás, muitas delas apresentam um grau de inteligência normal ou até superior ao da maioria da população.
A dislexia persiste apesar da boa escolaridade. É necessário que pais, professores e educadores estejam atentos. Caso contrário, eles confundirão dislexia com preguiça ou má disciplina. É normal que crianças disléxicas expressem sua frustração por meio de mal-comportamento dentro e fora da sala de aula. Portanto, pais e educadores devem saber identificar os sinais que indicam que uma criança é disléxica - e não preguiçosa, pouco inteligente ou mal-comportada.
Alguns exemplos de pessoas disléxicas que obtiveram grande sucesso profissional são Thomas Edison (inventor), Tom Cruise (ator), Walt Disney (fundador dos personagens e estúdios Disney) e Agatha Christie (autora), Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso.
Sinais e Características de Dislexia
O primeiro sinal de possível dislexia pode ser detectado quando a criança, apesar de estudar numa boa escola, tem grande dificuldade em assimilar o que é ensinado pelo professor. Crianças cujo desenvolvimento educacional é retardatário podem ser bastante inteligentes, mas sofrer de dislexia. O melhor procedimento a ser adotado é permitir que profissionais qualificados examinem a criança para fazer o diagnostic correto.
A dislexia não é o único distúrbio que inibe o aprendizado, mas é o mais comum.
Crianças disléxicas tendem a confundir letras com grande freqüência. Entretanto, esse indicativo não é totalmente confiável, pois muitas crianças, inclusive não-disléxicas, freqüentemente confundem as letras do alfabeto e as escrevem de lado ao contrário.
No Jardim de Infância, crianças disléxicas demonstram dificuldade ao tentar rimar palavras e reconhecer letras e fonemas.
Na primeira série, elas não conseguem ler palavras curtas e simples, têm dificuldade em identificar fonemas e reclamam que ler é muito difícil.
Da segunda à quinta série, crianças disléxicas têm dificuldade em soletrar, ler em voz alta e memorizar palavras; elas também freqüentemente confundem palavras.
Na primeira série, elas não conseguem ler palavras curtas e simples, têm dificuldade em identificar fonemas e reclamam que ler é muito difícil.
Da segunda à quinta série, crianças disléxicas têm dificuldade em soletrar, ler em voz alta e memorizar palavras; elas também freqüentemente confundem palavras.
Será que meu filho é disléxico?
Entre 3 a 6 anos - Na pré-escola
1. Ele persiste em falar como um bebê (involuntariamente)?
2. Freqüentemente pronuncia palavras de forma errada?
3. Não consegue reconhecer as letras que soletram seu nome?
4. Tem dificuldade em lembrar o nome de letras, números e dias da semana?
5. Leva muito tempo para aprender novas palavras?
6. Tem dificuldade em aprender rimas infantis?
2. Freqüentemente pronuncia palavras de forma errada?
3. Não consegue reconhecer as letras que soletram seu nome?
4. Tem dificuldade em lembrar o nome de letras, números e dias da semana?
5. Leva muito tempo para aprender novas palavras?
6. Tem dificuldade em aprender rimas infantis?
Entre 7 e 12 anos
1. Comete erros ao pronunciar palavras longas ou complicadas?
2. Confunde palavras de sonoridade semelhante, como “tomate” e “tapete”, “loção” e “canção”?
3. Utiliza excessivamente palavras vagas como “coisa”?
4. Tem dificuldade para memorizar datas, nomes ou números de telefone?
5. Pula partes de palavras quando estas têm muitas sílabas?
6. Costuma substituir palavras difíceis por outras mais simples quando lê em voz alta; por exemplo, lê “carro” invés de “automóvel”?
7. Comete muitos erros de ortografia?
8. Escreve de forma confusa?
9. Não consegue terminar as provas de sala-de-aula?
10. Sente muito medo de ler em voz alta?
2. Confunde palavras de sonoridade semelhante, como “tomate” e “tapete”, “loção” e “canção”?
3. Utiliza excessivamente palavras vagas como “coisa”?
4. Tem dificuldade para memorizar datas, nomes ou números de telefone?
5. Pula partes de palavras quando estas têm muitas sílabas?
6. Costuma substituir palavras difíceis por outras mais simples quando lê em voz alta; por exemplo, lê “carro” invés de “automóvel”?
7. Comete muitos erros de ortografia?
8. Escreve de forma confusa?
9. Não consegue terminar as provas de sala-de-aula?
10. Sente muito medo de ler em voz alta?
A partir dos 12 anos
1. Comete erros na pronúncia de palavras longas ou complicadas?
2. Seu nível de leitura está abaixo de seus colegas de sala-de-aula?
3. Inverte a ordem das letras – “bolo” por “lobo”, “lago” por “logo”?
4. Tem dificuldades em soletrar palavras? Soletra a mesma palavra de formas diferentes numa mesma página?
5. Lê muito devagar?
6. Evita ler e escrever?
7. Tem dificuldade em resolver problemas de matemática que requeiram leitura?
8. Tem muita dificuldade em aprender uma língua estrangeira?
Se seu filho apresenta algumas destas características, procure ajuda do seu Pediatra. Nunca é tarde para começar o tratamento.
2. Seu nível de leitura está abaixo de seus colegas de sala-de-aula?
3. Inverte a ordem das letras – “bolo” por “lobo”, “lago” por “logo”?
4. Tem dificuldades em soletrar palavras? Soletra a mesma palavra de formas diferentes numa mesma página?
5. Lê muito devagar?
6. Evita ler e escrever?
7. Tem dificuldade em resolver problemas de matemática que requeiram leitura?
8. Tem muita dificuldade em aprender uma língua estrangeira?
Se seu filho apresenta algumas destas características, procure ajuda do seu Pediatra. Nunca é tarde para começar o tratamento.
FONTE: http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=75&cat=5
ALGUNS JOGOS QUE PODEM AUXILIAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
O PROFESSOR PODE USAR GARRAFAS PET PARA FAZER UM BOLICHE E A CRIANÇA SERÁ ENCORAJADA A FALAR QUAL NÚMERO FOI DERRUBADO.
PODE SER TRABALHADO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO TAMBÉM, NÚMEROS PARES E ÍMPARES DEPENDENDO DA IDADE E SÉRIE DA CRIANÇA.
OUTRA IDEIA SERIA O PROFESSOR FALAR PARA O ALUNO : "DERRUBE A GARRAFA NÚMERO 8...DERRUBE A PRIMEIRA GARRAFA" ...E DE ACORDO COM OS COMANDOS DO PROFESSOR TRABALHAR OUTROS CONTEÚDOS.
ESTA IDEIA É EXCELENTE É FEITA COM ROLO DE PAPEL HIGIENICO..PORÉM TAMBÉM PODE SER FEITA COM OUTROS MATERIAIS COMO COPOS DESCARTÁVEIS,GARRAFAS PET CORTADAS AO MEIO,POTE DE DANONE ...ETC.
PODE SER TRABALHADO OS NÚMEROS COM AS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM RELACIONAR NÚMERO/QUANTIDADE.
NESTE CASO A CRIANÇA DEVERÁ COLOCAR O NÚMERO DE PALITOS DE ACORDO COM O NÚMERO INDICADO NO ROLO DE PAPEL.
PODE TRABALHAR A SOMA E A SUBTRAÇÃO.
CONFORME MOSTRA A IMAGEM É FEITO A "CONTINHA" NO PALITO E A CRIANÇA RELACIONA AO RESULTADO.
NÚMEROS ÍMPARES E PARES
A CRIANÇA COLOCA O PALITO APENAS NOS NÚMEROS PARES OU ÍMPARES.
ESTE JOGO É SIMPLES É FEITO COM PAPEL E PRENDEDOR DE ROUPAS.
PARA QUE A CRIANÇA RELACIONE O NÚMERO A QUANTIDADE.
USA-SE UMA BOLA DE GUDE QUE A CRIANÇA TERÁ QUE DIRECIONAR ATÉ A CASINHA INDICADA PELO PROFESSOR.
ÓTIMA ATIVIDADE QUE ALÉM DE TRABALHAR OS NÚMEROS TAMBÉM TRABALHA A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.
OUTRO JOGO COM GARRAFA PET FEITO COM NÚMEROS E BOLAS DE GUTE PARA RELACIONAR NÚMERO A QUANTIDADE.
OBS:só é preciso tomar bastante cuidado com o manuseio das bolas de gude dependendo da idade da criança!
ESTE É FEITO COM BANDEIJA DE OVOS...E PODE SER UTILIZADO PARA TRABALHAR VÁRIOS CONTEÚDOS : NÚMEROS,SEQUENCIA,ÍMPAR,PAR,POSIÇÃO.
TUDO VAI DEPENDE DA CRIATIVIDADE DO PROFESSOR.
ESTE É FEITO DE COPOS DESCARTAVÉIS PORÉM PODE SER UTILIZADO OUTROS MATERIAIS COMO: CAIXA DE LEITE,LATAS,POTES...ETC.
SERVE PARA TRABALHAR SEQUENCIA NUMERICA COM ALUNOS COM DIFICULDADES.
ESTA IDEIA É PARA TRABALHAR QUANTIDADE/NÚMERO PODE SER FEITO COM PEDAÇO DE PANO, BARBANTE,PODE SER USADO PRENDEDOR DE ROUPAS ,MIÇANGAS E ATÉ MACARRÃO PARA RELACIONAR A QUANTIDADES.
FONTE: As imagens foram retiradas da internet, porém a legenda de cada imagem é de minha autoria onde explico como eu uso estas ideias em sala de aula com meus alunos.Não foi possível constatar as fontes destes trabalhos que estão em algumas páginas da internet.
Adorei este post.
ResponderExcluirOi tia Maria sou eu Geovana sua aluna da 5° serie amei o seu blog muito legal.
ResponderExcluirBJS������
e verdade amei seu blog sou Nalino
Excluirola prof Maria amei seu blog muito criativo sou Natalino Junior seu aluno
ResponderExcluir