16/10/2017

Por que o dia 12 de outubro foi escolhido como o Dia das Crianças?




No dia 12 de outubro, no Brasil, é comemorado, desde o ano de 1924, o Dia das Crianças. O Brasil foi um dos primeiros países a ter uma data especialmente dedicada às crianças, antes de a Unicef(Fundo das Nações Unidas para a Infância) estabelecer um Dia Internacional para o mesmo tema em 1959. Para entender a história da instituição desse dia no Brasil e a sua popularização, faz-se necessário compreender um pouco do que se entende por infância no mundo ocidental.
Muitos especialistas em história da infância, como o historiador francês Philippe Ariès, asseguram que o conceito de infância, ou criança, tal como o concebemos hoje, foi socialmente construído a partir do século XVIII. No século XVIII, as primeiras teses acerca da pedagogia moderna – como as de Jean-JacquesRousseau, elaboradas em sua obra Emílio, ou Da Educação – começaram a pensar a criança de acordo com as singularidades físicas, cognitivas e sociais que ela apresenta. Nesse sentido, pautas como o desenvolvimento da estrutura corporal e do aprendizado escolar de acordo com a idade começaram a entrar nas discussões políticas, sobretudo após a Revolução Francesa.
As legislações dos Estados Nacionais do século XIX, aparadas nas ideias liberais herdadas do Iluminismo e da Revolução Francesa, solidificaram essa nova concepção de infância. Os cuidados com a criança passaram a ser função não apenas de seu núcleo familiar, mas também do Estado. Com a crise social deflagrada pela Primeira Guerra Mundial  que deixou milhares de crianças órfãs e abandonadas –, as reflexões sobre a infância tornaram-se ainda mais relevantes e incisivas. Foi nesse contexto que muitos países começaram a realizar congressos dedicados à criança.
A cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), em 1923, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Nessa época, o país era governado por Arthur Bernardes. Um dos deputados federais da época, chamado de Galdino do Valle Filho, valendo-se da atmosfera reflexiva que o congresso deixara na capital, elaborou, no ano seguinte (1924), um projeto que objetivava a criação de um dia nacional dedicado à criança. Sua proposta era a de que esse dia fosse 12 de outubro.
O projeto de Galdino foi aprovado, e o presidente Arthur Bernardes oficializou o Dia da Criança por meio do Decreto n. 4867, de 05 de novembro de 1924. Entretanto, a data não suscitou de imediato a aclamação popular. Seriam necessários cerca de 30 anos para que o Dia das Crianças entrasse no “gosto do povo” no Brasil. Isso aconteceu a partir de 1955, quando a marca Estrela, de fabricação de brinquedos, deu início a uma campanha nacional para a venda de seus produtos intitulada “Semana do Bebê Robusto”. A campanha consistia em valer-se do Dia da Criança como mote de vendas. Dez anos depois, em 1965, foi a vez da empresa Johnson & Johnson dedicar-se ao mesmo tipo de projeto, com a campanha “Bebê Johnson 65”. A partir de então, o Dia da Criança, que havia sido criado em 1924, passou a ser disseminado em todo o território do país.

fonte:mundo educação


LEMBRANCINHAS QUE FIZ PARA O DIA DAS CRIANÇAS .


COFRE COM LATA DE LEITE.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lembrancinha dia das mães

Trabalho de reciclagem com latas de leite. Todo processo feito pelos alunos. Lembrancinha dia das mães.